Você está aqui: Página Inicial / Framework de Gestão de Portfólio, Programas e Projetos

Framework de Gestão de Portfólio, Programas e Projetos

publicado: 09/11/2020 08h00,

O Framework de Gestão de Portfólio, Programas e Projetos reúne conceitos, princípios, valores, metodologias, processos e técnicas para orientar os gestores e suas respectivas equipes, bem como a alta gestão no processo de tomada de decisão quanto ao gerenciamento eficiente e eficaz do portfólio de programas e projetos deste Ministério.


O Framework em tela foi elaborado para agregar valor às atividades que vinham sendo realizadas no âmbito desta Pasta, no tocante ao gerenciamento de Portfólio, Programas e Projetos, uma vez que as unidades sempre gerenciaram programas e projetos, que por sinal surtiam, satisfatoriamente, bons resultados. No entanto, faltava um instrumento que fornecesse uma visão consolidada e integrada dos diversos esforços empreendidos, bem como carecia de uma base conceitual e metodológica de gestão, que proporcionasse uma linguagem comum e única aos diversos Departamentos, Secretarias e Unidades de Pesquisas e Entidades Vinculadas ao seu ecossistema.


Sendo assim, não existiam instrumentos (softwares e modelos de artefatos, formulários e relatórios) nem processos padronizados, que pudessem ser utilizados de forma a otimizar a produtividade, melhorar a comunicação, oportunizar registro de experiências e lições aprendidas, proporcionar visibilidade e transparência, e demais benefícios.


Sob essa ótica, o Framework de Gestão de Portfólios, Programas e Projetos, foi construído para alinhar metodologias, técnicas, ferramentas e conceitos, considerando a realidade e as especificidades que envolvem os programas e projetos do MCTI. Esse conjunto de boas práticas mundiais proporcionará o alinhamento e alcance dos objetivos estratégicos e, consequentemente, o cumprimento da missão e visão organizacional, dado que os órgãos desta Pasta atuarão de forma harmoniosa e profícua, em prol do atendimento das necessidades da sociedade.


Benefícios do Portfólio

O Framework de Gestão de Portfólios, Programas e Projetos proporciona ao MCTI o uso das melhores práticas aderentes às especificidades do programa/projeto, o respeito às preferências ou necessidades dos gestores de programas e projetos, a criação de um padrão de linguagem comum que facilita o processo de comunicação; alinhamento à estratégia institucional e à governamental, bem como oferece transparência de resultados à sociedade.