Você está aqui: Página Inicial / Apresentação

Apresentação

publicado: 09/11/2020 08h00,

A Coordenação-Geral de Estruturação de Projetos – CGEP/DEPRO/SEFIP apoia o MCTI quanto ao uso de boas práticas de gestão para que, de forma sinérgica, todos possamos alcançar resultados essenciais ao desenvolvimento de políticas, fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico. Por isso não medimos esforços em oferecer, num formato que melhor atenda aos nossos usuários, um conjunto de ferramentas, técnicas e sistemas de informação que têm como principal objetivo facilitar os processos construtivos nas diversas equipes espalhadas pelo MCTI. Por isso, se você quiser conversar sobre o tema gerenciamento de projetos, ou ainda, se quiser entender mais sobre como o MCTI está utilizando esses conceitos, procure a CGEP. Ficaremos muito satisfeitos em poder ajudar você.


Você sabia que temos desenvolvido valiosas parcerias com outros departamentos da Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos – SEFIP, para que possamos fazer um trabalho verdadeiramente colaborativo? Achamos isso importante visto que, em última análise, os processos de planejamento e gestão de uma instituição precisam ser altamente efetivos e queremos muito que nossas áreas finalísticas e Entidades Vinculadas tenham essa percepção. Nós queremos fornecer as melhores ferramentas de gestão para que todos tenham seus trabalhos facilitados. Para isso temos produzido um forte alinhamento com o DECFI (Departamento de Estruturas de Custeio e Financiamento de Projetos). Nesse trabalho são compartilhadas informações entre os departamentos para que sejam definidas as melhores estruturas de financiamento para os projetos e para que tenhamos bons subsídios para buscar operações de financiamento para projetos de ciência, tecnologia e inovação. Imaginem como é importante termos outras opções além do Orçamento Geral da União para financiarmos nossos projetos? Isso, sem dúvida, aumenta o poder de atuação do Ministério e com isso produzimos mais resultados.


E uma coisa é certa, com o dinamismo já inerente ao nosso dia a dia precisamos ser mais assertivos ao realizar nossos afazeres pois o desenvolvimento do nosso país em muito depende dos resultados que precisamos apresentar. Pensando nisso, a CGEP estruturou um Framework de Gestão de Portfólio, Programas e Projetos, para que tenhamos à mão ferramentas que podem ser utilizadas de acordo com as nossas necessidades. E se tem algo que está diretamente associado ao Framework é o caráter de multidisciplinaridade, pois ele combina aspectos, caraterísticas, ferramentas, técnicas e métodos, entre práticas tradicionais e novas, para que os nossos programas e projetos contem com soluções de gestão adequadas às suas especificidades.


Aqui em nossa página você saberá muito mais sobre o Framework e sobre as Ferramentas e Técnicas que o MCTI tem a sua disposição ferramentas & técnicas.


Aproveite, navegue e fique sabendo!